Rede de Bibliotecas


Base de dados


Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

O acesso aos periódicos de textos completos assinados pela Capes e às bases de dados de resumos é livre e gratuito aos usuários autorizados.

A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um programa que permite a qualquer pessoa solicitar e receber, por intermédio de uma biblioteca, cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão nacional de informação, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados.

A ProQuest oferece conteúdo de informação inovadora e tecnologias que aumentam a produtividade de estudantes, acadêmicos, profissionais e das bibliotecas.

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Periódicos Eletrônicos


Os periódicos estão divididos por área de conhecimento, clique na sua área de interesse para visualizar os títulos disponíveis, após escolher o material desejado clique sobre a mesmo para ser redirecionado ao site.

Acervo


Composição do acervo

O acervo é composto por mais de 70 mil volumes distribuídos em cinco bibliotecas, divido conforme o tipo de material: Geral Composto por documentos passíveis de empréstimo domiciliar: folhetos, livros, monografias, teses, separatas e outros. De reserva (RES) Composto pelo exemplar um dos livros mais atualizados de cada título, identificado por uma tarja vermelha. De segunda a quinta-feira o empréstimo é somente por uma hora, nas sextas-feiras ou vésperas de feriado é até o próximo dia útil. De referência (REF) Composto por almanaques, dicionários, enciclopédias, guias e outros. Empréstimo somente por uma hora. De periódicos (PER) Composto por jornais e revistas nas diversas áreas do conhecimento. Coleção de multimeios Composto por CDs, DVDs e fitas VHS.

Como realizar uma pesquisa

A pesquisa de materiais na Biblioteca compreende duas etapas: a busca no sistema on-line e a busca na estante. Para auxiliá-lo neste processo disponibilizamos a seguir um manual passo a passo demonstrando como efetuar cada processo. Busca no sistema on-line Busca na estante

Serviços


Bibliotecas


Cada unidade educacional do Grupo Projeção possui uma biblioteca universitária, no total são seis bibliotecas universitárias, que juntas formam a rede de bibliotecas do Grupo Educacional Projeção. As bibliotecas têm como missão suprir as necessidades informacionais de seus usuários, para tanto, disponibiliza uma infraestrutura adequada, acervo atualizado e serviços de qualidade. São elas:
* Os horários correspondem ao período letivo, durante os recessos escolares, as bibliotecas funcionarão de segunda à sexta-feira, conforme horário previamente estabelecido em conformidade com a Direção de Unidade e Acadêmica.

A biblioteca da Unidade Ceilândia adota o sistema de acervo semiaberto, no qual o usuário pode pedir o livro no balcão ou ir diretamente as estantes e escolher os livros desejados. Seu acervo é constituído por obras dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Tecnologia em Recursos Humanos, Administração, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Gestão Pública.

Contato
Horário*: 08h às 22h30 (segunda à sexta-feira) / 8h às 12h (sábados)
Telefone: (61) 3038-6110
bibliotecaceilandia@projecao.br

A biblioteca da Unidade Guará II adota o sistema de acervo aberto, no qual o usuário pode ir diretamente as estantes e escolher os livros desejados. Seu acervo é constituído por obras dos cursos de Direito,Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração, Pedagogia, Serviço Social, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Pública.

Contato
Horário*: 7h às 22h30 (segunda à sexta-feira) / 8h às 12h (sábados)
Telefone: (61) 3038-6515
bibliotecaguara@projecao.br

A biblioteca de Sobradinho - Unidade I adota o sistema de acervo aberto, no qual o usuário pode ir diretamente as estantes e escolher os livros desejados. Seu acervo é constituído por obras dos cursos de Direito, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Pública.

Contato
Horário*: 7h45 às 22h30 (segunda à sexta-feira) / 8h às 12h (sábados)
Telefone: (61) 3038-7603
bibliotecasobradinho@projecao.br

A biblioteca de Sobradinho - Unidade II (Colégio 7 Estrelas) adota o sistema de acervo aberto, no qual o usuário pode ir diretamente as estantes e escolher os livros desejados. Seu acervo é constituído por obras dos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis.

Contato
Horário*: 13h30 às 22h30 (segunda à sexta-feira) / 8h às 12h (sábados)
Telefone: (61) 3591-4838 Ramal: 208
bibliotecasobradinho@projecao.br

A biblioteca do Campus I (SAMDÚ NORTE) é considerada a Biblioteca Central da Rede de Bibliotecas do Grupo Projeção por tratar-se da biblioteca mais antiga da RBGP, ela é responsável pelo processo de aquisição e atualização de todos os acervos, adota o sistema de acervo aberto,no qual o usuário pode ir diretamente as estantes e escolher os livros desejados. Seu acervo é constituído por obras dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Tecnólogo em Logística, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Comercial, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.

Contato
Horário*: 7h45 às 22h30 (segunda à sexta-feira) 8h às 12h (sábados)
Telefone: (61) 3451-3873 / 3351-3985 bibliotecataguatinga@projecao.br

A biblioteca do Campus II (QNG) adota o sistema de acervo aberto, no qual o usuário pode ir diretamente as estantes e escolher os livros desejados. Seu acervo é constituído por obras dos cursos de Geografia, História, Letras, Pedagogia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em redes de computadores, Secretariado Executivo Bilíngue, Matemática, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Arquitetura e Urbanismo.

Contato
Horário*: 07h45 às 22h30 (segunda à sexta-feira) / 8h às 12h (sábados)
Telefone: (61) 3044-3118 bibliotecataguatinga@projecao.br

Comunidade


biblioteca

A Faculdade Projeção abre as portas de suas bibliotecas para uso de pessoas da comunidade com o intuito de minimizar a carência por locais de estudo da população local. Os interessados em fazer uso das dependências devem comparecer pessoalmente a uma das cinco bibliotecas da Faculdade para realizar seu cadastro. Embora as bibliotecas estejam abertas à comunidade para uso da infraestrutura e consulta local das suas obras cada biblioteca possui uma cota de acesso e horários específicos destinados à comunidade, estas regras tem a finalidade de assegurar aos alunos exclusividade de uso dos serviços disponibilizados pelas bibliotecas nos horários de maior demanda.

Perguntas Frequentes


* Os horários correspondem ao período letivo, durante os recessos escolares as bibliotecas funcionarão de segunda à sexta-feira, conforme horário previamente estabelecido com a Direção de Unidade e Acadêmica.

Os trabalhos julgados para fins de inventário do acervo ou reorganização da Biblioteca serão realizados nos períodos não letivos, de forma a não prejudicar o atendimento aos usuários.

Unidades Horário
Biblioteca Ceilândia Segunda à sexta-feira: 13h30 às 22h30 Sábado: 8h às 12h
Biblioteca Guará II Segunda à sexta-feira: 7h às 22h30 Sábado: 8h às 12h
Biblioteca Sobradinho / Unidade I Segunda à sexta-feira: 7h45 às 22h30 Sábado: 8h às 12h
Biblioteca Sobradinho / Unidade II Segunda à sexta-feira: 13h30 às 22h30 Sábado: 8h às 12h
Biblioteca Campus I (Samdú - Biblioteca Central) Segunda à sexta-feira: 7h45 às 22h30 Sábado: 8h às 12h

A pesquisa de materiais na Biblioteca pode ser realizada de duas maneiras, você pode clicar aqui para buscar no sistema online ou seguir os passos abaixo para buscar na estante:

Após a localização do material desejado no sistema on-line é hora de ir a estante para encontrá-lo fisicamente. Mas, não se esqueça: 1º - observar em qual biblioteca ele está localizado; 2º - conferir se existe exemplar disponível no acervo; e 3º - anotar o número de chamada.

a) Os materiais são distribuídos no conjunto das estantes em ordem numérica crescente de 0 a 9 sempre começando da esquerda para direita, conforme a figura:

b) Cada estante está dividida em dois lados: A e B, numeradas em ordem crescente com a indicação do lado (se A ou B) e o número da prateleira. Ex. B-1, B-2 e assim sucessivamente conforme figura abaixo.

Saiba o que o número de chamada representa:

As Bibliotecas da Faculdade Projeção adotam para composição do número de chamada a Classificação Decimal Universal mais conhecida como CDU. Nesta classificação os livros podem ser divididos em dez classes que representam as áreas do conhecimento da seguinte maneira:

Área do conhecimento
0 Organização; Informação; Conhecimento;
1 Filosofia; Psicologia
2 Religião; Teologia
3 Ciências Sociais
4 A ser definido
5 Matemática e ciências naturais
6 Ciências aplicadas
7 Arte; Recreação; Divertimento
8 Língua; Linguística; Literatura
9 Geografia; Biografia; História

Cada uma dessas classes pode se subdividir em dois níveis dependendo do grau de especificidade que se queira inserir no material. Desta forma, quanto mais números comporem o número de chamada mais específico será seu assunto. Exemplo:

Assunto Assunto
3 – Ciências Sociai 6 – Ciências Aplicadas
34 – Direito 65 – Organização e administração, indústria e comércio e comunicações
347 – Direito Civil 658 – Administração de empresas. Organização comercial

Os símbolos que aparecem no número de chamada assim como os níveis das classes servem para aumentar a especificidade do material. Exemplo:

347 – Direito Civil
347 (81) Direito Civil do Brasil

Outro elemento que compõe o número de chamada é o Cutter que representa o código de autores pelo último sobrenome.

Exemplo: Maria Helena Diniz – D585

Por fim, os últimos dados que compõem o número de chamada são a edição e o volume do material.

Exemplo: 20 ed. V.6

Número de chamada completo

Na sexta-feira e véspera de feriado os materiais com tarja vermelha serão emprestados para serem entregues no próximo dia útil. De segunda a quinta-feira eles são emprestados somente por uma hora.

Usuários Tipo de Material
Livros Multimeios Periódicos
Alunos 05 por 10 dias 03 por 3 dias Consulta local
Funcionários 05 por 10 dias 03 por 3 dias Consulta local
Professores 05 por 10 dias 03 por 5 dias Consulta local
Não. Os materiais são emprestados somente ao titular do cadastro no sistema da Biblioteca mediante apresentação da documentação pré-estabelecida e por senha.

Para realizar a renovação basta realizar o procedimento a seguir:

1º passo: acesse o endereço eletrônico http://www.faculdadeprojecao.edu.br/biblioteca/ e clique em Renovação e reserva.

2º passo: insira seu número de matrícula e senha e clique em Acessar.

3º passo: na tela aparecerá os materiais que estão emprestados em seu nome, selecione aqueles que deseja renovar e clique no botão Renovar.

Para auxiliá-lo assista ao vídeo demonstrativo de renovação clicando aqui.

Para alteração de senha nos casos de esquecimento entre em contato por telefone ou pessoalmente com qualquer Biblioteca da Rede dentro do horário de funcionamento e informe o ocorrido ao funcionário para que o procedimento de alteração possa ser realizado.

Ele poderá ser quitado na Central de Atendimento Financeiro (CAF) a qualquer momento após a geração do recibo de devolução do material pelo sistema da Biblioteca.
Sim. A conexão wireless está disponível somente para os alunos e funcionários da Faculdade. Para realizar a conexão os alunos devem fornecer os mesmos dados de usuário e senha do Blog Acadêmico, já os funcionários devem realizar seu cadastramento no setor de informática da Faculdade.

Setor de Desenvolvimento de Sistemas - Diretoria de Tecnologia da Informação - Grupo Projeção

© 2018