Notícias

INSCRIÇÕES PARA O ENEM TERMINAM NESTA SEXTA

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet. SAIBA TUDO.

Em consideração aos estudantes do Nordeste - que sofreram com os impactos das chuvas e das enchentes na região -, o MEC (Ministério da Educação) decidiu prorrogar as inscrições para a edição 2010 do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo para as candidaturas, que inicialmente se encerrava no dia 9 de julho, prossegue até  esta  sexta-feira, 16 de julho. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet.

A taxa de participação será de R$ 35. Estão isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas da última série do Ensino Médio, candidatos que tenham concluído o Ensino Médio no setor público e os alunos de escolas particulares que comprovem a impossibilidade de pagamento e declarem carência. Para participar, será exigido ainda número de CPF (Cadastro de Pessoa Física). Não será aceito documento dos pais.

A mudança no prazo de inscrição, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), não alterará o cronograma das provas. As avaliações serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro com a mesma estrutura da edição passada. São quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, nas áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. Os candidatos serão submetidos ainda a uma redação e nessa edição, pela primeira vez, a questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

No primeiro dia do exame, serão realizadas as provas de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez das questões de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Os candidatos que precisarem de atendimento especial deverão requerer o auxílio no momento da inscrição.

O exame serve como base para o ingresso em algumas universidades particulares, bem como para o SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e para o ProUni (Programa Universidade Para Todos). A partir de 2010, as notas na avaliação também serão consideradas para a seleção no FIES (Financiamento Estudantil).

O Enem é usado também para certificação de conclusão do Ensino Médio de jovens e adultos. A prova substitui o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, é usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

Mais informações podem ser obtidas no site do Inep

Escrita por CONRADO VITALI - Asssessoria de Comunicação Grupo Projeção em 16/07/2010

8 de 4797