Na aula da disciplina Pedagogia de Projetos, ministrada pelo professor Antonio Cezar N. de Brito, na Faculdade Projeção – Campus Sobradinho, os alunos participaram de atividade de gamificação preparada a partir da leitura de um texto teórico da disciplina.
Após a leitura , os alunos participaram de um “Jogo da Memória” com textos e imagens relacionadas ao conteúdo estudado. Divididos em equipes, os alunos deveriam escolher um cartão contendo um texto ou imagem e em seguida tentar encontrar uma imagem que correspondesse e se relacionasse, de maneira interpretativa, ao texto contido na cartela inicialmente virada. Caso acertassem, suas equipes eram pontuadas e continuariam virando as cartelas na tentativa de encontrar outras imagens e textos correspondentes. Não o conseguindo, passava-se a vez à equipe seguinte e assim sucessivamente.
Ao final da atividade, a avaliação dos alunos sobre o jogo foi de que a gamificação favorece o ensino e possibilita a construção do conhecimento de maneira lúdica, além de quebrar a rotina de sala de aula.
Para o professor, a gamificação relaciona-se diretamente à Pedagogia de Projetos, tendo em vista que essa disciplina tem como objetivo apresentar metodologias inovadoras de ensino. VEJA FOTOS: